Pular para o conteúdo principal

Pesquisas dos estudantes - Biomas do Brasil

 

Biomas do Brasil

Pesquisas dos estudantes do 4°ano “D” da E.E “Dona Sinhá Junqueira”

Amazônia:



Tem área de 4.196.934 km² e 49,29% do território nacional que é constituída principalmente por uma floresta tropical.

Caatinga:



A caatinga é um lugar onde chove pouco, pouco mesmo! Tem árvores baixas e flores. Esse bioma só existe no Brasil e é muito mais do que um ambiente árido.

Animais: macaco guigó, ararinha azul e pica pau dourado.

Os cactos são clássicos da paisagem do sertão na caatinga e as árvores são mais baixas como o cajueiro que é tão tortuoso. Seus galhos são cheios de flores perfumadas. Há regiões alagadas como o pantanal e é uma paisagem com campos enormes. Também temos a árvore barriguda que pode armazenar várias quantidades de água.

Cerrado:

Bioma brasileiro tem sua área cerca de 1,5 milhões de km² correspondente a 23,92% do território que é constituído principalmente por savanas.



Mata Atlântica

Ocupa uma área de 1.086.289 km² e 13,04%  do território nacional constituída principalmente por mata ao longo da costa litorânea que vai do RN ao RS.



Pampa

 

Guarda boa parte do aquífero guarani, um verdadeiro rio de baixo da terra. É o menor bioma brasileiro.

 Há muitos anos o amendoim é cultivado pelos gaúchos.

Frutas do pampa:

Saracuraçu é a maior de todas as saracuras, é o sebinho e o sanhaço-papa-laranja, cachorro-do-mato, cutia, veado-catingueiro e até o mão pelada que adora uma butiá.

 



Pantanal

Pântanos é a origem da palavra “pantanal”, porém não é sobre isso. É conhecido como “reino das águas” e  as características marcante do pantanal são os pantaneiros.



No pantanal tem a maior ave do bioma chamada Tuiuiu, que adora comer peixes e aproveita bem a época da vazante para pescar com mais facilidade, além de ser o símbolo do pantanal. A arara-azul é uma ave linda, mas está em extinção ela se alimenta de coquinho de bocaiúva. Aliás os frutos do bioma são: coquinho de bocaiúva, butiá, guavira.



Comentários

Postar um comentário